sábado, 26 de setembro de 2009

27 de Setembro Dia do Idoso



Cora Coralina



Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, nasceu no estado de Goiás (Goiás Velho) em 1889.

Cora Coralina era chamada Aninha da Ponte da Lapa. Tendo apenas instrução primária e sendo doceira de profissão. Publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade. Ficou famosa principalmente quando suas obras chegaram até as mãos de Carlos Drummond de Andrade, quando ela tinha quase 90 anos de idade.
Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.


Sintam a admiração do poeta, manifestada em carta dirigida a Cora em 1983:


"Minha querida amiga Cora Coralina: Seu "Vintém de Cobre" é, para mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia ( ...).



A casa velha da ponte



A história de Cora, é uma homenagem que faço a todos esses jovens que tem mais de 60 anos, e estão aí, ativos, participantes e nos dando uma lição de como viver e conviver!
A trajetória de Cora Coralina, ou Aninha como era carinhosamente chamada, retrata a luta de uma mulher em busca de seus ideais. Seu exemplo de simplicidade e determinação, nos trás uma reflexão, de que nunca é tarde demais para alcançarmos os nossos objetivos!

Frases de Aninha...


"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."

"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

"Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores."

"Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo."

Nenhum comentário: