quarta-feira, 6 de maio de 2009

Reflexão - Professor Hermógenes - Hatha Yoga

" Se "
Se, ao final desta existência, alguma ansiedade me restar e conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito no conflito, na discórdia...
Se ainda ocultar verdades Para ocultar-me, Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...
Se restar abatimento e revolta Pelo que não consegui Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...
Se eu retiver um pouco mais Do pouco que é necessário E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
Se algum ressentimento, Algum ferimento Impedir-me do imenso alívio Que é irrestritamente perdoar, E, mais ainda,
Se ainda não souber sinceramente orar Por quem me agrediu e injustiçou...
Se continuar a mediocrimente Denunciar o cisco no olho do outro sem conseguir vencer a treva e a trave em meu próprio...
Se seguir protestando, Reclamando, contestando, Exigindo que o mundo mude Sem qualquer esforço para mudar o eu...
Se, indigente da incondicional alegria interior, em queixas, ais e lamúrias, Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia Para a minha ainda imperiosa angústia...
Se, ainda incapaz para a beatitude das almas santas, precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...
Se insistir ainda que o mundo silencie Para que possa embeber-me de silêncio, Sem saber realizá-lo em mim...
Se minha fortaleza e segurança São ainda construídas com materiais Grosseiros e frágeis Que o mundo empresta, E eu neles ainda acredito... Se, imprudente e cegamente, Continuar desejando Adquirir, Multiplicar, E reter Valores,coisas,pessoas,posições, ideologias, Na ânsia de ser feliz...
Se, ainda presa do grande embuste, Insistir e persistir iludido Com a importância que me dou...
Se, ao fim de meus dias,
Continuar sem escutar,
sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que Dentro de mim, Eu Sou,
Terei me perdido na multidão abortada dos perdulários dos divinos talentos,
Os talentos que a Vida A todos confia,
E serei um fraco a mais, Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera e que se vê frustrada diante de meu fim.
Se tudo isto acontecer Terei parasitado a Vida e inutilmente ocupado
O tempo e o espaço de Deus.
Terei meramente sido vencido Pelo fim,
Sem ter atingido a Meta.

Hermógenes


**********


Nenhum comentário: